Dor forte na coluna. O q fazer?


vovo_1939 6 months ago
33 views
Comments • 3


lisaNi   6 months ago
> "Devo fazer essa cirurgia?"

Aparentemente, o mais provável é teu médico estar considerando uma vertebroplastia. Nesse caso:


### Eficácia Duvidosa ###

Conforme mencionado anteriormente, a vertebroplastia é uma cirurgia polêmica com eficácia duvidosa:

"[...] não encontrou nenhum papel para a vertebroplastia no tratamento de fraturas vertebrais osteoporóticas [...]"
— Wikipedia

"A vertebroplastia não oferece benefícios importantes em termos de dor, incapacidade, qualidade de vida ou sucesso do tratamento para fraturas vertebrais osteoporóticas agudas ou subagudas na prática rotineira, quando comparada a um procedimento placebo."
— National Library of Medicine

E mesmo nos casos em q o paciente relata alívio da dor, o mecanismo ainda não é bem conhecido. Por exemplo, suspeita-se q o endurecimento do cimento gera tanta calor q acaba queimando as terminações nervosas do local. Se realmente isso for comprovado, a perda de terminações nervosas no local pode acabar levando a outros problemas.


### Riscos Cirúrgicos ###

Apesar de ser uma cirurgia pouco invasiva, existem riscos muito sérios q precisam ser levados em consideração. Alguns mais comuns são:

- Vazamento do cimento: dependendo de onde cair pode causar problemas neurológicos, cardíacos, embolias, ... e até óbito.
- Lesões adjacentes: o mais comum é, inadvertidamente, o cirurgião fraturar a costela.
- Reações adversas ao cimento.
- Infecções, reações adversas à anestesia, ...

Adicionalmente, existem estudos indicando expressivo aumento de fratura nas vértebras adjacentes à vértebra cimentada. No entanto, o mecanismo pelo qual isso ocorre ainda não está entendido.


### Estágio da Fratura ###

Vertebroplastia normalmente é feita em fraturas de no máximo 3 meses, o q não é o caso.


### Conclusão ###

Conforme o raciocínio acima, não me parece q o mais indicado pra vc seja cirurgia.
Sugiro vc procurar a opinião de um 2º especialista.
lisaNi   6 months ago
> "Há alguns anos tive uma queda em casa e senti uma dor muito forte na coluna. Fiquei internada por alguns dias mas não deu fratura nem na radiografia e nem na TC."

Provavelmente vc teve uma leve fratura por compressão na região anterior da vértebra T11. É algo muito comum em idosos com osteoporose. Como o osso tá enfraquecido devido à osteoporose, qq movimento extra pode lesioná-lo. As vezes só de espirrar, levantar o braço, ou fazer alguma outra atividade comum já é o suficiente pra gerar uma lesão.

Caso sua fratura fosse mais séria, a TC iria indicar uma redução de altura ou uma cunha na vértebra. Como não foi o caso, talvez seja pq a fratura tenha sido muito leve e a TC não conseguiu identificá-la conclusivamente:

- A TC pode não identificar fraturas muito pequenas, especialmente na frente ou atrás da vértebra.
- A TC é melhor em identificar ossos do q tecido mole. Nos estágios iniciais de uma fratura, pode haver mais dano na medula óssea (tecido mole interno do osso) do q no próprio osso.


> "Daí os médicos orientaram fazer apenas tratamento conservador."

Imagino q o tratamento conservador seja:

1) Na fase aguda inicial: analgésicos e repouso em cama.
2) Uso de colete e andador por 1~3 meses.
3) Fisioterapia e tratamento contra osteoporose.

Nesse caso, realmente me parece ser o mais razoável. Se não apareceu fratura na TC, então não vejo pq arriscar uma cirurgia.


> "4 anos se passaram mas ainda sinto uma dor residual forte."

Nessa altura a vértebra já se solidificou novamente (está curada). Mas vale lembrar q na região tem outros tecidos q podem ter sido afetados tb (ex: músculos, ligamentos, ...).
Precisa investigar melhor.


> "Praticamente só consigo ficar deitada na cama."

Não sei se é o caso, mas vc precisa:

- De exercícios físicos pra fortalecer e oxigenar a região das costas. A musculatura vai dar um proteção extra pra coluna e a oxigenação vai ajudar no processo de cicatrização.
- Fazer caminhadas diárias pra fortalecer os ossos.
- Pegar sol diariamente pra produzir vitamina D, q é importante na fixação do cálcio nos ossos.

Se nesses 4 anos vc realmente ficou apenas deitada na cama e não conseguiu fazer as atividades acima, então é um problema. Informe seu fisioterapeuta e/ou médico.


> "Recentemente fui num especialista q recomendou colocar cimento na T11."

Essa cirurgia de "colocar cimento" deve ser a vertebroplastia ou a cifoplastia. Resumidamente:

- Na cifoplastia é inflado um balão no interior da vértebra de tal forma a restaurar sua altura. Daí esse espaço é preenchido com cimento ósseo.
- Na vertebroplastia não é usado tal balão, e o cimento ósseo é inserido apenas sob pressão no interior da vértebra.

No entanto, ambas costumam não ser recomendadas pra fraturas com mais de 3 meses.

Adicionalmente, ainda existe muito debate qto a eficácia dessas cirurgias. Em especial, alguns estudos indicaram q a eficácia de vertebroplastia é equivalente ao do efeito placebo.


> "Só q na ressonância não está claro se houve fratura (nem tem edema)."

A ressonância magnética é melhor em visualizar tecidos moles como a medula óssea invés do osso. Como não apareceu fratura na RM, só confirma a expectativa de q foi algo leve:

- Se a fratura afetou apenas a medula óssea, a essa altura ("passados 4 anos") já tá cicatrizado e realmente não era pra ter edema.
- Já q a vértebra tá com o mesmo formato tanto na TC qto na RM (espaçados de 4 anos) então é pq, felizmente, a fratura não está progredindo.
vovo_1939   6 months ago
Sou idosa (+80 anos), tenho osteoporose e no passado já coloquei cimento em algumas vértebras.

Há alguns anos tive uma queda em casa e senti uma dor muito forte na coluna. Fiquei internada por alguns dias mas não deu fratura nem na radiografia e nem na TC. Daí os médicos orientaram fazer apenas tratamento conservador. No entanto, 4 anos se passaram mas ainda sinto uma dor residual forte. Praticamente só consigo ficar deitada na cama.

Recentemente fui num especialista q recomendou colocar cimento na T11. Só q na ressonância não está claro se houve fratura (nem tem edema).

Devo fazer essa cirurgia?