Há pouco tempo, railgun e armas a laser eram as novas promessas do arsenal de guerra dos EUA:
- Railgun: Lançameno de projéteis a Mach 7 e a distâncias muito superiores q aos canhões a base de pólvora.
- Armas a laser: Abateria alvos a curta distância (<5km?) com mais precisão e por uma fração do custo dos atuais sistemas (ex: mísseis e CIWS).
Como está o desenvolvimento dessas novas armas?
Já estrearam em algum conflito ou o desenvolvimento parou?
Railgun
Reforçando os pontos positivos mencionados acima:
Consegue acelerar projéteis a velocidades muito superiores às armas de fogo convencionais.
Numa arma de fogo a base de pólvora, a velocidade máxima do projétil é limitada pela velocidade de propagação da chama q é de ≈1800 m/s (Mach 5). Sendo q, em tanques modernos, o projétil já chega próximo dessa velocidade na saída do cano ≈1700 m/s.
Railguns não têm essa limitação e vários ensaios já conseguiram acelerar projéteis a Mach 7~10.Maior alcance
Devido a essa alta velocidade do projétil, o alcance do railgun tb é significativamente superior. Enquanto q os canhões modernos de artilharia alcançam ≈50km, algumas estimativas indicam q o railgun teria um alcance de ≈200km.Ausência de pólvora
Na railgun o projétil é acelerado pelo campo magnético dos trilhos e seu dano ocorre apenas devido sua grande energia cinética, ou seja, não é usado pólvora nem no cartucho nem no projétil. Isso é uma grande vantagem do ponto de vista de segurança e logística.
Mas então com todas essas vantagens:
O q está empacando a railgun?
O principal problema é q os trilhos ficam submetidos a condições extremas de forças e temperaturas durante o disparo do projétil. Isso reduz significativamente sua vida útil, algo de 10~100x menor q os canos de um armamento convencional. Sendo q os trilhos do railgun são mais sofisticados ($$$) q os canos de armas convencionais equivalentes.
Por outro lado, estimativas sugerem q caso a railgun seja disparada nas mesmas condições de armamentos de fogo (ie: velocidade de disparo e energia), então o desgaste dos trilhos tb seria semelhante.
Armas a Laser
Novamente, reforçando os pontos positivos mencionados acima:
Maior precisão
O feixe de laser viaja na velocidade da luz e em linha reta, o q se traduz em maior precisão q os projéteis balísticos.Munição ilimitada
Enquanto o laser estiver conectado numa fonte de eletricidade, poderá efetuar disparos. Além da óbvia vantagem de não faltar munição na hora do combate, existe tb a vantagem de estoques reduzidos e logística simplificada.Custo desprezível por disparo
Mas então com todas essas vantagens:
O q está empacando as armas a laser?
Existem diversos problemas q dificultam muito a entrada dos lasers em serviço. Os mais importantes são:
Thermal Blooming
Existe um limite de densidade de potência a partir do qual o feixe de laser passa a ionizar a atmosfera (thermal blooming), o q reduz consideravelmente a eficiência do laser.
Até o momento não existe uma solução viável pra esse problema (ie: phase arrays ou lentes de foco são inviáveis).
Ou seja, na prática esse efeito restringe os lasers a potências úteis apenas para abater pequenos alvos.Depende das condições atmosféricas
Basicamente pra funcionar não pode ter chuva, nuvens, neblina ou forte turbulência.Alcance limitado
Pra abater um adversário, o feixe precisa ficar focado num único ponto durante vários segundos. Pra longas distâncias isso ainda é um desafio.
Adicionalmente, a atmosfera dissipa rapidamente a energia do laser.
Como resultado, a efetividade do laser fica limitada a curto alcance (≲5km).Contra medidas
Na eventualidade dos lasers começarem a abater alvos (ex: aeronaves ou mísseis), é razoavelmente fácil pro adversário tomar contra medidas.
Por exemplo: Mísseis podem reforçar o revestimento e aeronaves podem rolar em voo, o q aumentaria significativamente a dissipação de calor do feixe. Por outro lado, pra aumentar a potência do laser é muito mais complicado.
Até o momento existem algumas armas a laser pra aplicações de nicho. Ex:
abater pequenos drones e cegueira temporária.
No entanto, armas a laser de alta performance parecem ser difícil de
alcançar com a tecnologia atual ou mesmo num futuro próximo.